sábado, 8 de julho de 2023

Janeiro 1973, minha primeira viagem para outro país. Meus cabelos encaracolados, meu namorado barbudo fomos autuados pelas polícias do Brasil e do Uruguai, na fronteira. Ficamos 1 noite na delegacia. Me apresentei como estudante e nós como alunos do Tablado. O que era verdadeiro, para mim. Ficamos mais de 24 horas detidos. Medo muito medo. Mas não acharam nada, não ligaram para o Teatro. Simplesmente nos deixaram seguir. Desistimos de conhecer o Uruguai. Ficamos em uma pensão na Argentina, que por não por acaso ficava no prédio de uma livraria e ao lado de uma cafeteria descolada e bares agradáveis. Pessoas ótimas. Foi uma semana maravilhosa.Optamos, por medo, voltar pelo Paraguai, a pior das ditaduras, Hugo Banzer. Nos vestimos com roupas caretas, cabelo trançado, Heitor com cara de estudante aplicado. tremi internamente de tanto medo. Ufa não aconteceu nada. Passeios lindos, cruzamos a fronteira em um ônibus brasileiro. Paraná fomos voltando aos poucos, curtindo sem alardes a viagem.

Nenhum comentário: